Historico

A Confecção e Malharia Mãos Amigas surge a partir de um trabalho de base existente na região Nordeste de Porto Alegre, aplicado pelo Centro Social Marista- CESMAR. Dentro da dinâmica desse movimento social, se conhecia as dificuldades vividas naquela comunidade e se percebia a necessidade de criar alternativas para melhorar a vida das moradoras dessas localidades, por meio de geração da verba e elevação da auto-estima.
Inicialmente o grupo era formado por 21 mulheres, que tinham como interesse a melhora de sua qualidade de vida. Para tanto, direcionaram seus esforços em cursos profissionalizantes voltados principalmente para corte, costura e malharia. Os primeiros trabalhos foram desenvolvidos por meio de doações de retalhos, e de oficinas realizadas por outros grupos que já desenvolviam uma atividade similar aquela desejada pelas integrantes do Mãos Amigas. Foi com a confecção de bolsas que a cooperativa deu seus primeiros passos para a aquisição de maquinário próprio.
A comercialização desses produtos acontecia em férias solidárias. O resultado das mesmas não era suficiente para a geração da renda necessária. Dessa forma, o grupo elaborou projetos, como o intuito de receber um incentive financeiro que permitisse a compra de matéria-prima e melhorias de infra-estrutura.
Nessa época o grupo passava por uma desestruturação administrativa. O fluxo de integrantes era enorme. A cada semana era contabilizada a saída e entrada de novas interessadas. Esse quadro fez com que o Mãos Amigas contasse com mais de 100 integrantes em todo o seu histórico. Com todo esse movimento a confecção não conseguia se organizar. Foi a partir de uma assessoria de controles dada pela Rede Marista que as coisas começaram a se encaminhar melhor.
Dentre os projetos desenvolvidos, houveram os enviados a instituições do exterior. Foi um desses editais que possibilitou a compra e reforma de uma casa, onde atualmente se localiza a sede do Mãos Amigas.
Hoje, com mais de dez anos de existência, a micro empresa Mãos Amigas conta com a participação de quatro integrantes, que se identificaram entre si e com os direcionamentos da confecção e serigrafia do Mãos Amigas. Elas conseguiram se estruturar através do aprendizado na pratica e buscando sempre melhorar seus serviços.